quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cuscuz Marroquino


Até assistir um programa da Nigella, onde ela passava uma receita de cuscuz marroquino, eu não conhecia esta comida, mas achei tão interessante e prático que ao ir fazer compras procurei o tal do cuscuz e o comprei.
Ele estava aqui em meu armário e ainda não havia surgido a ocasião de fazê-lo. Mas hoje resolvi prova-lo, e posso adiantar que ADOREI!!!
O cuscuz marroquino é feito de sêmola de trigo, se você está pensando em macarrão é porque fez uma boa associação! A sêmola é o componente básico para uma massa de macarrão de boa qualidade. O cuscuz marroquino ainda cru é um granulado de coloração amarela, e tem um cozimento extremamente rápido, o que o torna muito prático. Eu diria que fazer cuscuz é tão dificil quanto fazer um miojo. Outra coisa fantástica é que ele é extremamente versátil, pode ser feito com diferentes ingredientes e temperos, utilizado como acompanhamento ou prato principal, aqui vou deixar a receita que eu fiz apenas como inspiração para a receita que você queira fazer.
- 1 xícara de chá de cuscuz marroquino cru
- 1/2 cubo de caldo de legumes
- 1 colher de chá de açafrão
- 1 colher de chá de pimenta preta moída
- 1 colher de chá de ervas da provance
- 1 colher de sopa de azeite
- 4 colheres de sopa de cebola frita da IKEA*
- água fervente q.b.
Para preparar o cuscuz eu ignorei as instruções da embalagem e fiz tal como assisti no programa da Nigella.
Coloque a água para ferver. Em uma tigela coloque o cuscuz e os temperos, deixando de lado apenas as cebolas fritas, derrame a água fervente em cima do cuscuz e cubra todos os grãos deixando a água aproximadamente 2 dedos acima dos grãos, cubra a tigela com plástico filme e espere até que o cuscus absorva toda a água. No meu caso demorou cerca de 5 min, mas não sei se com outras marcas demora mais ou menos, o segredo aqui é realmente ver se ele absorveu toda a água da tigela.
Após ele ter absorvido toda a água retire o plástico filme da tigela e com a ajuda de um garfo solte delicadamente os grãos afofando o cuscuz. Para servir adicione as cebolas fritas.
* A IKEA é uma rede de lojas sueca que possui uma vasta gama de produtos de mobiliário, têxteis e decoração para casa, e em cada loja há uma sessão de comidas suecas. Um de seus produtos que sempre gosto de ter em casa são estas cebolas fritas, que possuem um sabor adocicado e são extremamente crocantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário